sábado, 10 de dezembro de 2011

Festa de Noel Rosa, Jacaré apresenta enredo de 2012 com Vó e Tia Maria - samba e jongo

O bloco Eu sou eu, Jacaré é Bicho d´água, convida para a festa do centenário de Noel Rosa. Sábado, 10 de dezembro - data em que o poeta faria aniversário.

Programação

16 horas - lavagem musical da estátua de Noel na esquina de São Francisco Xavier com Vinte e Oito de Setembro

17 horas - saída da caminhada musical pela 28 de setembro em direção à esquina do Jacaréhttp://www.blogger.com/img/blank.gif

19 horas - roda de samba e choro na Visconde de Abaeté com Torres Homem
Noel Rosa ganha um baita presente com Jacaré no carnaval de 2012 homenageando Vó Maria e Tia Maria - samba e jongo



Vó Maria, , não será só uma homenageada, é uma jacarense de carteirinha, e foi figura principal da festa do Jacaré do Dia Internacional das Mulheres de 2010, muito bem documentado pelo Pardal que nos prometeu produzir um DVD.

Para ouvir Vó Maria só visitar essa dialogante página: Maxixe não é samba

Na tina, vovó lavou, vovó lavou
A roupa que mamãe vestiu quando foi batizada
E mamãe quando era menina teve que passar, teve que passar
Muita fumaça e calor no ferro de engomar

Hoje mamãe me falou de vovó só de vovó
Disse que no tempo dela era bem melhor
Mesmo agachada na tina e soprando no ferro de carvão
Tinha-se mais amizade e mais consideração

Disse que naquele tempo a palavra de um mero cidadão
Valia mais que hoje em dia uma nota de milhão
Disse afinal que o que é de verdade

Ninguém mais hoje liga
Isso é coisa da antiga, ai na tina...

Hoje o olhar de mamãe marejou só marejou
Quando se lembrou do velho, o meu bisavô
Disse que ele foi escravo mas não se entregou à escravidão
Sempre vivia fugindo e arrumando confusão

Disse pra mim que essa história do meu bisavô, negro fujão
Devia servir de exemplo a "esses nego pai João"
Disse afinal que o que é de verdade

Ninguém mais hoje liga
Isso é coisa da antiga
Oi na tina...

Também essa canja dada por Vó Maria no Rio Senarium pode ajudar a preparar a festa


Outra grande Maria da música brasileira homenageada pelo Jacaré será Tia Maria do Jongo da Serrinha mas para começar a falar dessa Entidade faz-se necessário rezar e na quadra do Império Serrano : Bendito louvado seja - quem não se arrepiar não existe

Bem dito louvado seja ( é o rosário de maria)
louvado seja ( é o rosário de maria)
Jongueiro bem dito louvado seja( é o rosário de maria)
louvado seja ( é o rosário de maria)

Bem dito pra Sto Antonio
Bem dito pra São João
Senhora Sant'anna
Sarava meu zirimao
Sarava ongoma quita
Sarava meu candongueiro
Abre Caxambu
Sarava Jongueiro

e para quem vai entrar no jongo, vamos aprendendo quando o bezerro quer mamar, são os músicos reclamando pelo goró. Machado! é a chamada para o fim da música.

Ah! Candeia: eu chorei, eu chorava, era minha mãe que me acalentava


Jacaré também cantará o samba da Unidos da Vilapuxado por Leonel, boêmio da esquina do Jacaré na autoria do samba , Ouça o samba da Vila Isabel para o Carnaval 2012: "Você Semba Lá .... Que Eu Sambo Cá! O Canto Livre de Angola"



Vibra óh minha vila
A sua alma tem negra vocação
Somos a pura raiz do samba
Bate meu peito à sua pulsação
Incorpora outra vez kizomba e segue na missão
Tambor africano ecoando, solo feiticeiro
Na cor da pele, o negro
Fogo aos olhos que invadem,
Pra quem é de lá
Forja o orgulho, chama pra lutar

Reina ginga ê matamba vem ver a lua de luanda nos guiar
Reina ginga ê matamba negra de zambi, sua terra é seu altar

Somos cultura que embarca
Navio negreiro, correntes da escravidão
Temos o sangue de angola
Correndo na veia, luta e libertação
A saga de ancestrais
Que por aqui perpetuou
A fé, os rituais, um elo de amor
Pelos terreiros (dança, jongo, capoeira)
Nasci o samba (ao sabor de um chorinho)
Tia ciata embalou
Com braços de violões e cavaquinhos a tocar
Nesse cortejo (a herança verdadeira)
A nossa vila (agradece com carinho)
Viva o povo de angola e o negro rei Martinho

Semba de lá, que eu sambo de cá
Já clareou o dia de paz
Vai ressoar o canto livre
Nos meus tambores, o sonho vive

Nenhum comentário:

Postar um comentário