sábado, 18 de setembro de 2010

Hoje - 18 de setembo - Tragam seus sonhos

Com poesia, jacaré, hoje faz a festa dos Sonhos de Primavera e muitos sonhos já chegaram até o Bloco.

Ontem nos preparativos, na esquina do Jacaré, uma namorada tentou depositar seu sonho, o namorado quatro por quatro, na caixinha de guardar sonho para o sorteio - ele não aceitou e fugiu com medo de virar sapo.

Numa outra mesa, Patrícia tentou enfiar na caixinha Freud e Jung - a porrada comeu na caixa, não deu certo a tentativa de reconciliação.

Vera, que perdeu a lata com pó de arroz, sonhando encontrar a latinha tentou mas a lata também não entrou na caixa.

Pegaram um cavalo ferro e esse sim entrou na caixinha, é só ouvir com Fagner ou Ednardo - Jacaré deixa e convida:


Montado num cavalo ferro
Vivi campos verdes, me enterro
terras trópico-americanas
Trópico-americanas, trópico-americanas
E no meio de tudo, num lugar ainda mudo
Concreto ferro, surdo e cego
Por dentro desse velho, desse velho
Desse velho mundo

Pulsando num segundo letal
No planalto central
Onde se divide, se divide, se divide
O bem e o mal
Vou achar o meu caminho de volta
Pode ser certo, pode ser direto
Caminho certo sem perigo, sem perigo
Sem perigo, sem perigo fatal

6 comentários:

  1. "Aqui fala Adamastor das Tormentas:"

    Liguei para o Sergio Rosa, estou em alto mar com Thetis chegando para a festa de hoje, perguntando porque ele citou a Tropicália, linda no Planalto Central.

    Ele me disse que é porque o Caetano é um tremendo reaça e naõ quis colocá-lo na página.

    Tá bom, respeito a opinião do Sergio Rosa mas meu sonho então são as idéias e ações libertárias dos anos 70 e la vai:

    http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44785/

    Sobre a cabeça os aviões
    Sob os meus pés os caminhões
    Aponta contra os chapadões
    Meu nariz
    Eu organizo o movimento
    Eu oriento o carnaval
    Eu inauguro o monumento
    No planalto central do país...

    Viva a bossa
    Sa, sa
    Viva a palhoça
    Ca, ça, ça, ça...(2x)

    O monumento
    É de papel crepom e prata
    Os olhos verdes da mulata
    A cabeleira esconde
    Atrás da verde mata
    O luar do sertão
    O monumento não tem porta
    A entrada é uma rua antiga
    Estreita e torta
    E no joelho uma criança
    Sorridente, feia e morta
    Estende a mão...

    Viva a mata
    Ta, ta
    Viva a mulata
    Ta, ta, ta, ta...(2x)

    No pátio interno há uma piscina
    Com água azul de Amaralina
    Coqueiro, brisa
    E fala nordestina
    E faróis
    Na mão direita tem uma roseira
    Autenticando eterna primavera
    E no jardim os urubus passeiam
    A tarde inteira
    Entre os girassóis...

    Viva Maria
    Ia, ia
    Viva a Bahia
    Ia, ia, ia, ia...(2x)

    No pulso esquerdo o bang-bang
    Em suas veias corre
    Muito pouco sangue
    Mas seu coração
    Balança um samba de tamborim
    Emite acordes dissonantes
    Pelos cinco mil alto-falantes
    Senhoras e senhores
    Ele põe os olhos grandes
    Sobre mim...

    Viva Iracema
    Ma, ma
    Viva Ipanema
    Ma, ma, ma, ma...(2x)

    Domingo é o fino-da-bossa
    Segunda-feira está na fossa
    Terça-feira vai à roça
    Porém!
    O monumento é bem moderno
    Não disse nada do modelo
    Do meu terno
    Que tudo mais vá pro inferno
    Meu bem!
    Que tudo mais vá pro inferno
    Meu bem!...

    ResponderExcluir
  2. Adamastor, seja benvindo mais uma vez e fico Gil, que não perdeu a diginidade.

    E tem mais, o Caetano ainda andou falando mal de Noel Rosa.

    Aquele abraço - http://www.youtube.com/watch?v=62lXNYZ57Uw

    Sergio Rosa

    Aquele Abraço
    Gilberto Gil

    O Rio de Janeiro
    Continua lindo
    O Rio de Janeiro
    Continua sendo
    O Rio de Janeiro
    Fevereiro e março

    Alô, alô, Realengo
    Aquele Abraço!
    Alô torcida do Flamengo
    Aquele abraço

    Chacrinha continua
    Balançando a pança
    E buzinando a moça
    E comandando a massa
    E continua dando
    As ordens no terreiro

    Alô, alô, seu Chacrinha
    Velho guerreiro
    Alô, alô, Terezinha
    Rio de Janeiro
    Alô, alô, seu Chacrinha
    Velho palhaço
    Alô, alô, Terezinha
    Aquele Abraço!

    Alô moça da favela
    Aquele Abraço!
    Todo mundo da Portela
    Aquele Abraço!
    Todo mês de fevereiro
    Aquele passo!
    Alô Banda de Ipanema
    Aquele Abraço!

    Meu caminho pelo mundo
    Eu mesmo traço
    A Bahia já me deu
    Régua e compasso
    Quem sabe de mim sou eu
    Aquele Abraço!
    Prá você que me esqueceu
    Ruuummm!
    Aquele Abraço!
    Alô Rio de Janeiro
    Aquele Abraço!
    Todo o povo brasileiro
    Aquele Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu queria falar de um sonho que diz respeito à preservação dos psitacideos, nossas maritaquinhas, além dos sanhaços, sabiás, bem-te-vis, cambachirras, beija-flores, curiangos (esse é demais, é um pássaro noturno que canta no telhado do prédio vizinho ao meu!), pardaizinhos, rolinhas, mandarins, gaviões, morceguinhos, besouros, borboletas, joaninhas, borboleta olho de boi, dentre tantos outros. Não sei se isso é um sonho ou uma inquietação,mas quero fazer alguma coisa, nem que seja bem pequena.
    O fato é que das árvores que as maritacas dependem diretamente, restaram poucas. Inclusive tem um candidato aqui do bairro que anda podando excessivamente essas espécies a pedido de eleitores seus, esquecendo-se que elas pertencem aos bichos e ao espaço público, não aos chatos que se incomodam com folhas e flores que caem em suas calçadas. (só pra lembrar, a árvore citada é uma que dá vagens e umas florzinhas amarelas) Para acalmar, lá vai um poeminha:
    A maior riqueza do homem é a sua incompletude
    Nesse ponto sou abastado.
    Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito.
    Perdoai, mas eu preciso ser outros.
    Eu penso renovar o homem usando borboletas.
    (A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Manoel de Barros) .
    *Ah, eu também sonho em ficar no meio de um mato, bem mato. Como esse da foto nas minhas férias.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de assinar!
    Leila Sales

    ResponderExcluir
  5. Leila

    Cadê a foto das férias ?

    Se quiser, mande para jacarevila@gmail.com

    Cordiais saudações

    Jacaré

    ResponderExcluir
  6. Desculpe,mas talvez não tenha me expressado direito, quero ficar no meio de um mato como o da foto desse post. Eu ainda não fui, mas quando isso acontecer vou registrar tudo, as noites e os dias.
    Abraço.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir