quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rubem Confete, Clementina, Nelson Rodrigues, Aldir Blanc... à festa sem três com goma


     O amigo do Jacaré, Marco Porto, ao confirmar sua presença na festa de Noel em 15 de dezembro, ajudando a responder a milhares de perguntas que aqui chegaram, vem esclarecer:

Três com goma:

"A expressão tem origem nos antigos "malandros" cariocas, que vestiam ternos de linho e camisas brancas "engomados" e, ao lavá-los, solicitavam às lavadeiras que o fizessem com tripla lavagem e passagem, com goma.
Aos malandros impecavelmente vestidos - e meio "metidos a besta" - passaram a chamar de três com goma.

Olha lá aquele cara... um tremendo três com goma!"

 Nelson Rodrigues

 Como Aldir Blanc  foi quem trouxe volta o três com goma para a fala carioca, Jacaré homenageia o autor na voz de Clementina de Jesus:

Dotô
Jogava o Flamengo, eu queria escutar
Chegou
Mudou de estação, começou a cantar
Tem mais
Um cisco no olho, ela em vez de assoprar
Sem dó
Falou que por ela eu podia cegar
Se eu dou
Um pulo, um pulinho, um instantinho no bar
Bastou
Durante dez noites me faz jejuar
Levou


 Rubem Confete

Tudo isso porque o aniversário de Noel Rosa, o poeta da Vila, será comemorado pelo Jacaré no sábado, 15 de dezembro.

às 17 horas será realizada a lavagem da estátua de Noel, Vinte e Oito com São Chico Xavier

às 18 horas sairá a caminhada da estátua até Abaeté com Torres Homem

às 19 horas teremos a roda de Samba-Choro e com anúncio do enredo do Jacaré para 2013  - Rubem Confete



E vamos com Confete cantando


Confete
Pedacinho colorido de saudade
Ai, ai, ai, ai,
Ao te ver na fantasia que usei
Confete
Confesso que chorei
Chorei porque lembrei
Do carnaval que passou
Daquela Colombina que comigo brincou
Ai, ai, confete
Saudade do amor que se acabou

A sorrir você me apareceu
E as flores que você me deu
Guardei no cofre da recordação
Porém depois você partiu
Prá muito longe e não voltou
E a saudade que ficou
Não quis abandonar meu coração
A minha vida se resume
Oh! Dama das Camélias
Em duas flores sem perfume
Oh! Dama das Camélias.

Até amanhã, assim falou Jacaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário