segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Noel - 102 anos de Vila e Poesia - 15 de dezembro, e Carlos Drummond virá


O aniversário de Noel Rosa, o poeta da Vila, será comemorado pelo Jacaré no sábado, 15 de dezembro.

às 17 horas será realizada a lavagem da estátua de Noel, Vinte e Oito com São Chico Xavier

às 18 horas sairá a caminhada da estátua até Abaeté com Torres Homem

às 19 horas teremos a roda de Samba-Choro e com anúncio do enredo do Jacaré para 2013



O jacarense João Guerreiro manda para o Jacaré a abertura das comemorações com  a Voz do Morro, de Zé Keti:

Eu sou o samba
A voz do morro sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz



O jacarense Sergio Rosa recebeu de Drummond, via pombo correio, a notícia de sua vinda à festa

Os garotos da Rua Noel Rosa
onde um talo de samba viça no calçamento,
viram o pombo-correio cansado
confuso
aproximar-se em vôo baixo.

Tão baixo voava: mais raso
que os sonhos municipais de cada um.
Seria o Exército em manobras
ou simplesmente
trazia recados de ai! amor
à namorada do tenente em Aldeia Campista?

E voando e baixando entrançou-se
entre folhas e galhos de fícus:
era um papagaio de papel,
estrelinha presa, suspiro
metade ainda no peito, outra metade
no ar.



Antes que o ferissem,
pois o carinho dos pequenos ainda é mais desastrado
que o dos homens...

Era um pombo assustado
perdido
e há perguntas na Rua Noel Rosa 
e em toda parte sem resposta
...

Pombo correio
Voa depressa
E esta carta leva
Para o meu amor
Leva no bico
Que eu aqui
Fico esperando
Pela resposta
Que é pra saber
Se ela ainda
Gosta de mim
 ...



Desse momento em diante, do alto sua árvore prenhe de maritacas, Jacaré dá início ao resgate do romantismo e paz dos pombos

já foram símbolos das coisas boas

hoje são tratados como problema urbano,

como resolver ?

Jacaré abre consulta pública com Mary Poppins : Feed the birds - é p'ra ouvir

Um comentário:

  1. Mandem-me até esse Cabo, por pombo correio transatlântico, como o navio que meu nome levou, informações adicionais sobre a festa assim como :

    - poderei levar Luz del Fuego ?

    Cordiais saudações,

    Adamastor das Tormentas

    ResponderExcluir