terça-feira, 26 de julho de 2011

Sempre a Razão vencida foi de Amor ... que esquece

Jacaré se pergunta porque não se acredita nessa história de Razão e Amor e se pergunta se a festa do Jacaré na Primavera de 17 de setembro será de amor ou razão.

Camões escreveu que Sempre a Razão vencida foi de Amor



Sempre a Razão vencida foi de Amor
Mas, porque assim o pedia o coração,
Quis Amor ser vencido da Razão.
Ora que caso pode haver maior!

Novo modo de morte e nova dor!
Estranheza de grande admiração,
Que perde suas forças a afeição,
Por que não perca a pena o seu rigor.

Pois nunca houve fraqueza no querer,
Mas antes muito mais se esforça assim
Um contrário com outro por vencer.

Mas a Razão, que a luta vence, enfim,
Não creio que é Razão; mas há-de ser
Inclinação que eu tenho contra mim.

Pascal disse o coração tem suas razões, que a própria razão desconhece

Salvador Dali - Planície do esquecimento


e na música popular brasileira o coração com razão esqueceu

Aos Pés da Santa Cruz

Aos pés da Santa Cruz você se ajoelhou
Em nome de Jesus um grande amor você jurou
Jurou, mas não cumpriu, fingiu e me enganou
Pra mim você mentiu
Pra Deus você pecou
O coração tem razões que a própria razão desconhece
Faz promessas e juras, depois esquece
Seguindo este princípio você também prometeu
Chegou até a jurar um grande amor
Mas depois esqueceu.

2 comentários:

  1. Pois Tethis sem nenhuma razão que não minha feiura tornou-me pedra e eu lhe tinha amor.

    Meu amor perdeu.

    Quero mesmo é a festa do Jacaré onde posso me divertir sem ser pedra.

    Cordiais saudações

    Adamastor das Tormentas

    ResponderExcluir
  2. Sobre Amor X Razão,Quintana lembrou:

    Somos donos de nossos atos,
    mas não donos dos nossos sentimentos;
    Podemos prometer atos,
    mas não podemos prometer sentimentos
    Leila Sales.

    *Ah, Adamastor, ainda essa semana vou assistir ao espetáculo Cyrano de Bergerac tão bem lembrado por vc. aqui. E é claro que a festa será amorosa!

    ResponderExcluir