sexta-feira, 15 de julho de 2011

Flores d'África enviadas por Adamastor

Adamastor cumpriu a palavra e enviou flores da África do Sul para animar a vindoira festa da primavera, começando com uma protea



e um passarinho me contou, que além de vir aí bom tempo, que o nome dessa flor vem da Mitologia Grega, numa analogia com o deus PROTEUS que podia mudar a sua forma – já que a família da Protea é grande e diversificada.



também perguntaram ao Jacaré porque flores no inverno, mas será que quem perguntou nunca ouviu o filósofo Cartola que disse : cigarras sempre cantam seja ou não verão, assim:

Camarim
Cartola e Hermínio Belo de Carvalho

No camarim as rosas vão murchando
E o contra-regra dá o último sinal
As luzes da platéia vão se amortecendo
E a orquestra ataca o acorde inicial
No camarim nem sempre há euforia
Artista de mim mesmo nem posso fracassar
Releio os bilhetes pregados no espelho
Me pedem que jamais eu deixe de cantar../..

Caminho lentamente e entro em contra-luz
E a garganta acende um verso sedutor
O corpo se agita e chove pelos olhos
E um aplauso escorre em cada refletor
Pisando esta ribalta, cantando pra vocês
De nada sinto falta, sou eu mais uma vez
As rosas vão murchar, mas outras nascerão
Cigarras sempre cantam, seja ou não verão

depois de ouvir nossa Beth Carvalho Adamastor e Jacaré abraçados sairam por aí com Zé Keti, Nara e um violão debaixo do braço


Se alguém perguntar por mim
Diz que fui por aí
Levando o violão embaixo do braço
Em qualquer esquina eu paro
Em qualquer botequim eu entro
Se houver motivo
É mais um samba que eu faço
Se quiserem saber se volto
Diga que sim
Mas só depois que a saudade se afastar de mim
Tenho um violão para me acompanhar
Tenho muitos amigos, eu sou popular
Tenho a madrugada como companheira
A saudade me dói, o meu peito me rói
Eu estou na cidade, eu estou na favela
Eu estou por aí
Sempre pensando nela

3 comentários:

  1. Parabéns ao editor do Jacaré com a chamada rítmica das flores´África.

    Vamos de Castro ALves

    "Há dois mil anos eu soluço um grito...
    escuta o brado meu lá no infinito"

    sergio rosa

    ResponderExcluir
  2. Flores e frutos temporões são filhos do kairos, o tempo subjetivo. Só isso, sem maiores discussões.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir
  3. Proteus muda de forma
    Eu continuo pedra
    Kairos se chega agora
    Quem será?

    Cordiais saudacoes

    Adamastor das Tormentas

    ResponderExcluir