quarta-feira, 20 de julho de 2011

O inverno em música e poesia - isso é Jacaré com Cartola e Baudelaire

Nada de sobrestar-me, disse o inverno ao Jacaré: sou frio e gostoso ainda mais em Vila Isabel com as manhãs claras e as noites nos bares.

Sem desprezar a primavera do não tempo, Jacaré lembrou Cartola a cantar O Inverno do Meu Tempo

Surge a alvorada
folhas a voar
e o inverno do meu tempo começa
a brotar, a minar

E os sonhos do passado
no passado estão presentes,
e o amor que não envelhece jamais
eu tenho paz
e ela tem paz



Nossas vidas
muito sofridas
caminhos tortuosos
entre flores e espinhos demais

Já não sinto saudade
saudades de nada que vi
o inverno do tempo da vida
oh! Deus
eu me sinto feliz

Surge a alvorada
folhas a voar...

folhas a voar para a França de Charles Baudelaire com a A Musa Venal



Musa do meu amor, ó principesca amante,
Quando o inverno chegar, com seus ventos irados
Pelos longos serões, de frio tiritante,
Com que hás-de acalentar os pésitos gelados?

Tencionas aquecer o colo deslumbrante
Com os raios de luz pelos vidros filtrados?
Tendo a casa vazia e a bolsa agonizante
o ouro vais roubar aos céus iluminados?

Precisas, para obter o triste pão diário,
Fazer de sacristão e de turibulário,
Entoar um Te-Deum, sem crença nem favor,

Ou, como um saltimbanco esfomeado, mostrar
As tuas perfeições, através d'um olhar
Onde ocultas, a rir, o natural pudor!

3 comentários:

  1. Hoje, lembrado pelo Jairo, nosso Beto faria aniversário.

    O dia do amigo não poderia ser melhor escolhido.

    sergio rosa

    ResponderExcluir
  2. Falando em Baudelaire, Baden Powell é o nosso flâneur espiritual, Legítimo Brasileiro, talentoso, sabido, estudioso de seu instrumento, criativo e mestiço. É muito bom ouvir as poesias “Deixa e Canto de Ossanha” dentre outras lindezas que fez com seus parceiros.
    Obs: Sobre o Beto, o vi poucas vezes, tenho um adesivinho que tem o desenho dele com asas,não sei se estou enganada.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir
  3. Leila, você está certa, esse adesivinho com asa falando "valeu Noel, valeu Beto" é nosso Beto mesmo.

    Quanto a Baden Powell:

    "A bênção, Baden Powell
    Amigo novo, parceiro novo
    Que fizeste este samba comigo
    A bênção, amigo"

    A bênção, Beto

    Saravá

    sergio rosa

    ResponderExcluir