sábado, 23 de julho de 2011

Como vaes você? Vou no Flaneur do Jacaré com Baden e Baudelaire

Andar por aí, olhar por aí, flanar, deixar as imagens entrarem e ficarem na cabeça livres e mexedoiras como escreveu Sartre: nada nos bolsos, nada nas mãos

ou omo escreveu a jacarense Leila com Baden Powell ouvindo Deixa com o autor ou com Odete Lara e Vinicius ou com Elis Regina ou na voz macia de Cyro Monteiro a escolher, é bom demais

Deixa
Fale quem quiser falar, meu bem
Deixa
Deixe o coração falar também
Porque ele tem razão demais quando se queixa
Então a gente deixa, deixa, deixa, deixa
Ninguém vive mais do que uma vez
Deixa
Diz que sim prá não dizer talvez
Deixa
A Paixão também existe
Deixa
Não me deixe ficar triste



tem o flaneur que Baudelaire diz ter contemplado belas pernas que passaram

A uma passante

A rua em torno um frenético alarido
Toda de luto, alta e sutil, dor majestosa,
Uma mulher passou, com sua mão suntuosa
Erguendo e sacudindo a barra do vestido.

Pernas de estátua, era-lhe a imagem nobre e fina.
Qual bizarro basbaque, afoito eu lhe bebia
No olhar, céu lívido onde aflora a ventania,
A doçura que envolve e o prazer que assassina.

Que luz…e a noite após! Efêmera beldade
Cujos olhos me fazem nascer outra vez,
Não mais hei de ter senão na eternidade?
Longe daqui! tarde demais! nunca talvez!

Pois de ti já me fui, de mim tu já fugiste,
Tu que eu teria amado, ó tu que bem o viste!



Jacaré flana também com Carmen Miranda num arranjo diivinal:

Como vaes você ?
Vou navegando,
Vou temperando,
Pra baixo todo santo ajuda,
Pra cima a coisa toda muda,



E como vaes você ?
No mar desta vida,
Vou navegando,
Vou temperando,
O céu às vezes é tão claro,
E outras escuro,
Claro é o passado,
Escuro é o futuro,
Hoje estou convencida,
Que o segredo principal da vida,
Consiste em não,
Forçar em nada a natureza,
E o resto vem,
Que é uma beleza,
E aí como vaes você ?...

Ainda fica uma dúvida: terá sido Buñel quem mandou a Belle de Jour passar nas barbas do Flaneur?



Quem tiver a fim de ler mais um pouqinho sobre a forma de viver flanando, diferente dos que só correm atrás do dinheiro, pois é, quem estiver a fim pode ler esse texto de Fernanda, Mariana, Rafael e Rodrigo que têem sobrenome mas o Flaneur Jacaré fixou-se só no conteúdo.

4 comentários:

  1. Desculpe, mas preciso falar da tristeza pela morte de Amy...
    Assim como da ausência de tantos outros como Cassia Eller,Chico Sciense, Kurt Cobain,Renato Russo, Cazuza, Gonzaguinha, Janis Joplin, Elis, que foram embora tão cedo.
    Além de não esquecer de Noel, morto aos vinte e poucos também.
    As vezes acho que tem gente que vem só dar um recado e ir embora.
    Talvez a alma deles não caiba ou transborde para além desse mundo.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir
  2. Canto à Adriana

    Editor do Jacaré, caprichaste no flaneur com a passante de Baudelaire... e uma cachorrinha chamada Bô da minha namorada que saiu daqui mas ficou na poesia e alegria que somente revereriei "Não mais hei de ter senão na eternidade"

    ResponderExcluir
  3. esqueci de assinar

    sergio rosa

    ResponderExcluir
  4. A respeito do texto indicado, mesmo que novas formas de flanar tenham surgido, o mais importante é que o contato com o outro ainda é imprescindível e insubstituível.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir