quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ratinho se foi, Jacaré ficou triste em uma semana de silêncio

As rodas de samba choro do Jacaré não mais terão a canja, o companheirismo e tudo o mais de Ratinho. um grande sambista.
Foto do arquivo do Jacaré publicada em 25 de julho desse ano

Edinho, Luciano, Ivan, Berg, Pardal, João Guerreiro choraram a partida com mensagens para o Jacaré.

A agenda do samba choro assim reportou:
Faleceu neste domingo (10) Ratinho, um dos grandes do samba carioca. Autor de "Coração em Desalinho", "Vai Vadiar", "Parabéns pra Você", "A Vaca" e muitos outro sucessos. Foi parceiro da fina flor do samba, como seu — compadre e principal parceiro — Monarco, e ainda Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Sombrinha, Mauro Diniz, Jurandir da Mangueira, Noca da Portela e Arlindo Cruz, entre vários outros. O Dicionário de Música Brasileira traz uma boa biografia do Ratinho.

Ratinho não era somente talentoso musicalmente, mas também na amizade e contando histórias. Cada um que chegava em sua roda de samba em Todos os Santos era tratado como um velho amigo.

3 comentários:

  1. Pronome possessivo não aceita ser só pronome, quer ser mais, quer ser verbo, quer ter vida própria. Alguns tem até dois “esses”numa tentativa de prender o instante volátil. Não adianta,Ratinho não tinha dono, o céu não é do avião, é dos passarinhos e da Lua. Todos nós somos da vida, gerados pela força da natureza e mais nada.
    Vai vadiar Ratinho.
    Abraço Fraterno.
    Leila Sales

    ResponderExcluir
  2. Belissimo texto, Leila.

    Parabens

    Sergio Rosa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela gentileza Sérgio, vc. e todos do blog escrevem como se estivessem fazendo poesia.
    Falando nisso, li recentemente “Estrela distante”, de Roberto Bolano, escritor chileno que narra os efeitos do golpe que retira Allende do poder, sobre um grupo de amigos que se reunia para fazer e ler poesia na Universidade. Fiquei pensando tb. nesse Pinera que aproveitou para se promover com o sofrimento dos mineiros e como o povo chileno pode tê-lo eleito sendo ele quem é.

    Leila Sales.

    ResponderExcluir