segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jacaré lembra e reverencia Wladmir Herzog

Há trinta e cinco anos, a ditatura militar assassinou o jornalista Wladmir Herzog na cadeia.

Jacaré que tem em sua coordenação o profissional de jornalismo Berg vem se juntar às homenagens ao Wlado que perdeu a vida na ditadura mas deixou uma imagem com o sorriso irônico de Mona Lisa - as grandes figuras da história.


e para marcar os 35 anos da morte de Vladimir Herzog, a TV Cultura exibe hoje, a partir das 20h50, edição especial do Jornal da Cultura, com reportagens especiais sobre o jornalista que foi preso, torturado e morto durante a ditadura militar no País.

Amanhã, às 23h30, na recente faixa de documentários da emissora, será exibido Vlado - 30 Anos Depois, que reconstrói sua carreira, seus momentos na prisão e traz depoimentos de testemunhas do caso, como Paulo Markun, Henry Sobel, Mino Carta e Fernando Morais.

Além da lembrança, Jacaré tem a esperança de um país cada vez melhor sem a volta ao poder daqueles que mataram e torturaram

Assim como na poesia musicada de Paulinho da Viola:

Meu pai sempre me dizia, meu filho tome cuidado
Quando eu penso no futuro, não esqueço o meu passado.


Pensemos no passado para prepararmos o futuro dia 31 de outubro.

Essa tela de Heitor dos Prazeres, Jacaré a chama de esperança

2 comentários:

  1. A ditadura brasileira ainda soa como desconhecida para muitos de nós. Pior é verificar como ainda é tabu inclusive para governos que vivenciaram na pele as dores por ela causadas. Os arquivos continuam fechados, muitos de seus componentes ainda fazem parte do governo democrático, inclusive sendo eleitos para representarem nosso Estado, como é o caso de Josias Quintal.
    Percebi recentemente como em países como a Argentina, essa memória não se apagou e permanece inclusive no espaço público.
    A memória, já que estamos falando disso , paradoxalmente está mais viva nesses países que não estiveram tanto tempo sob o domínio do terror como aqui. Um exemplo bem contemporâneo é o caso do Chile, que embora tenha como presidente um ex-membro do governo Pinochet, não invalidou com isso, que estudantes e professores da Universidade Católica publicassem esse mês um livro em que lembram, a exemplo dos trinta e três mineiros resgatados, trinta e três professores, alunos e funcionários executados e até hoje desaparecidos durante sua ditadura.
    Nós que ideologicamente não fazemos parte desse grupo, precisamos cobrar inclusive do novo governo, a abertura dos arquivos, fazer barulho, mostrar que a revisão da lei da anistia não foi aprovada, e lutar para que domingo Dilma seja eleita para que as veredas continuem livres e limpas para o futuro passar.

    Leila Sales.

    ResponderExcluir
  2. Tô ultra feliz com a volta do meu cachorrinho depois de cinco dias internado. Ainda está meio fraquinho, mas sei que vai melhorar.
    Também fiquei contentíssima com a permanência do galo Natal na casa da Santa Clara! Hoje foi o dia da caça, já que quase sempre, é do caçador. Inclusive um morador que fez um abaixo-assinado pela permanência dele, revelou que vai criar um bloco chamado “Galo da Santa Clara”, quem sabe o povo do Jacaré não promove um encontro entre eles?
    Natal fica! Lobinho volta! Dilma neles!
    Leila.

    ResponderExcluir