terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jacarezada, Nise da Silveira, Loucura Suburbana e Pink Floyd na derrubada da Muralha da China, sem olho grande


Em semana de festa do Loucura Suburbana, no Nise da Silveira, mulher que muito fez para derrubar os muros dos hospícios ...

 Adilson Nogueira e Abel no cavado

... com a escolha do samba do Loucura Suburbana ganho pelo compositor Adison Nogueira com a Oficina Livre de Música:

Esperei o ano inteiro pelo seu calor
Que loucura meu amor !!!

De Deodoro à Copacabana
Que Loucura Suburbana!!!

Engenho de Dentro me alucina
Meu primeiro amor
Eu de pierrot...
Você de Colombina
Junto onde for!



... pois, em semana de festa antimanicomial, o jacarense Marcelinho começou assim com o Muro de Alberto Oliveira:


É um velho paredão, todo gretado,
Roto e negro, a que o tempo uma oferenda
Deixou num cacto em flor ensangüentado
E, num pouco de musgo em cada fenda.

Serve há muito de encerro a uma vivenda;
Protegê-la e guardá-la é seu cuidado;
Talvez consigo esta missão compreenda,
Sempre em seu posto, firme e alevantado.





Horas mortas, a lua o véu desata,
E em cheio brilha; a solidão estrela
Toda de um vago cintilar de prata;

E o velho muro, alta a parede nua,
Olha em redor, espreita a sombra, e vela,
Entre os beijos e lágrimas da lua.



No que o jacarense Sergio Rosa cantou com Chico Buarque

Junto à minha rua havia um bosque
Que um muro alto proibia
Lá todo balão caia, toda maçã nascia
E o dono do bosque nem via
...
Do lado de lá tanta ventura
E eu a esperar pela ternura
Que a enganar nunca me vinha
Eu andava pobre, tão pobre de carinho
Que, de tolo, até pensei que fosses minha
Toda a dor da vida me ensinou essa modinha



Rachel, jacarense também, sacou de Jairo Lambari Fernandes

O muro imposto a minha infância livre
Me fez cativo no viver liberto
Prendendo os sonhos que em guri eu tive
Tornando longe o que morava perto
(Eu tinha o mundo no quintal da casa
Angico, salsos e melões maduros
Só me faltava ter um par de asas
Para ter coragem de transpor o muro)
Agora eu sei que tinha um céu aberto
E que no pátio era mais liberto
(Pois era livre pois saber sonhar)
E quem diria que no meu futuro
Todo passado pularia o muro
(Para a poesia me fazer voar)

João jacarense Guerreiro não fez por menos e lá foi trazer Pink Floyd no Muro Wall
Daddy's flown across the ocean
Leaving just a memory
A snap shot in the family album
Daddy what else did you leave for me
Daddy what d'ya leave behind for me
All in all it was all just a brick in the wall
All in all it was all just bricks in the wall


Como que tem olho grande não entra na China, Jacaré com Joãozinho Trinta e Neguinho da Beija Flor sairam a derrubar as muralhas


Rompendo auroras
Gloriosa ela surge deslumbrante !
É a Terra
Senhora de um mistério tão profundo
Que os homens enfeitaram
Com as 7 maravilhas deste mundo !
Os jardins suspensos da Babilônia
Que um rei construi com amor
E orgulhoso a rainha ofertou
E a muralha de longe fascina }
Quem tem olho grande não entra na China 

Nenhum comentário:

Postar um comentário