terça-feira, 24 de agosto de 2010

Décimo movimento - a antropafagia preparando a festa da primavera

"Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Samba - Di Cavalcanti
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.

Tupi, or not tupi that is the question.

...

Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem. Sem nós a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem...

A alegria é a prova dos nove...

Contra a realidade social, vestida e opressora, cadastrada por Freud - a realidade sem complexos, sem loucura, sem prostituições e sem penitenciárias do matriarcado de Pindorama."

Dos modernistas, Anita Malfatti enfeita o Jacaré

Antes da campanha Caraíba, Jacaré foi embora para Pasargada porque lá, ele é amigo do Rei

2 comentários:

  1. A amiga Leila comentou sobre o livro A heresia dos índios de Ronaldo Vainfas (UFF) o que me levou a sua leitura.

    Bem, refrescou-me a memória das crueldades de Mem de Sá, o esmagador de índios.

    Hoje Jacaré fala dos Caraíbas, encarnação de santidades indígenas, que no século XVI, segundo o livro, andavam pelas concentrações de índios escravizados animando-os a procurar a terra do sem mau.

    Daí, penso em me empenhar em um movimento para trocar o nome da Rua boêmia do Rio, de Mem de Sá para Rua dos Caraíbas.

    Fica o convite para o Jacaré entrar nessa.

    Saudações antropofágicas não canibais.

    Sergio Rosa

    ResponderExcluir
  2. Entre as tribos que habitavam o alto Rio Negro ainda no século XVI, havia uma lenda ou mito que explicava de forma bastante diferente o surgimento do homem branco. P/ eles, a evolução se dava de forma inversa à que conhecemos, ou seja, os homens evoluíam até se tornarem animais, gerando grande diversidade de tipos e de tribos. Porém, nem todos realizaram esse processo, sendo considerados seres perigosos, desleais e violentos. Essa parcela mais semelhante à figura humana , eles chamaram de homem branco.
    Quem sabe se ao mudarmos o nome da rua, ajudamos Mem de Sá a completar seu ciclo evolutivo, transformando-se em Caraíba autêntico e que nas noites de Lua cheia fica encantado, se transformando em tudo que é bicho e planta!

    Leila.

    ResponderExcluir