quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tupi or not tupi e Magritte saiu daqui, assim falou Jacaré

Assim será a festa de 10 de dezembro, sábado, pelo aniversário de Noel, 11

16 horas - lavagem musical da estátua de Noel

17 horas - saída da caminhada musical pela 28 de setembro em direção à esquina do Jacaré

19 horas - roda de samba choro na Visconde de Abaeté com Torres Homem

Isso é Vila Isabel !

Ao saber da possibilidadade da Risoleta desistir do francês, Magritte entendeu o que é surrealismo, foi embora frustado com o Manifesto Surrealista de seu amigo Breton que assim escreveu no manifesto:

" Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio pau a bandeira da imaginação"



Antes de partir, deixou um poema


Tenho na minha frente a fada de sal
cuja túnica recamada de cordeiros
desce até ao mar
Cujo véu pregueado
de queda em queda ilumina toda a montanha.

Ela brilha ao sol como um lustro de água iridiscente
E os pequenos oleiros da noite serviram-se das suas
unhas onde a lua não se reflecte
para moldar o serviço de café da beladona.

O tempo enrodilha-se miraculosamente detrás dos seus
sapatos de estrelas de neve
ao longo dum rasto perdido nas carícias
de dois arminhos.



Os perigos anteriores foram ricamente repartidos
e mal extintos os carvões no abrunheiro bravo das sebes
pela serpente coral que sem custo passa
por um delgado
filete de sangue seco
na lareira profunda
sempre sempre esplendidamente negra
Esta lareira onde aprendi a ver
e sobre a qual dança sem cessar
o crepe das costas das primaveras
Aquele que é necessário lançar muito alto para dourar
a mulher em cujos cabelos encontro
o sabor que perdera
O crepe mágico o sinete voador
do amor que é nosso.


Jacaré gostou do manifesto surrealista mas achou a redação muito chata e aí é que assustou mais as Oropa com o Manifesto Antropofágo, que tem humor de Oswald de Andrade

"Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.

Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.



Tupi, or not tupi that is the question."

e da Rádio Tupi veio Aracy com o Xis do problema definido por Noel Rosa

Nasci no Estácio
Eu fui educada na roda de bamba
Eu fui diplomada na escola de samba
Sou independente, conforme se vê

Nasci no Estácio
O samba é a corda e eu sou a caçamba
E não acredito que haja muamba
Que possa fazer gostar de você



Eu sou diretora da escola do Estácio de Sá
E felicidade maior neste mundo não há
Já fui convidada para ser estrela do nosso cinema
Ser estrela é bem fácil
Sair do Estácio é que é o X do problema

Você tem vontade
Que eu abandone o largo de Estácio
Pra ser a rainha de um grande palácio
E dar um banquete uma vez por semana
Nasci no Estácio
Não posso mudar minha massa de sangue
Você pode ver que palmeira do mangue
Não vive na areia de copacabana

Um comentário:

  1. Quando o aniversario de Noel, a arte tambem vem pra Vila. Jacare, parabens.

    Sergio Rosa

    ResponderExcluir