quinta-feira, 4 de março de 2010

Mulheres com motivo - a voz e as letras estão no mundo

Dia 13 de março, sábado

Festa do Dia Internacional da Mulher

Na esquina do Jacaré às 19 horas

E, preparando a festa, Jacaré vai homenageando uma galeria de mulheres começando hoje com
Billie Holiday


essa mulher, abandonada pelo pai, violentada ainda criança, foi prostituta e a partir de 1930 o mundo ganhou uma grande cantora que aprendeu a arte ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.

Para ouvir Night and day de
Cole porter

para recitar
Night and day you are the one
Only you beneath the moon and sun
Whether near me or far
It’s no matter, darling, where you are
I think of you
Night and day
Day and night

Para dançar, é só soltar o corpo, a mente e sair em movimento

e talvez, navegar com essa carioca também hoje homenageada
Cecília Meireles

"Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão - cecília disse"
4º Motivo da Rosa

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzida,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.

4 comentários:

  1. Rubayat de Omar Khayyam

    "Noite, silêncio, folhas imóveis;
    imóvel o meu pensamento.
    Onde estás, tu que me ofereceste a taça?
    Hoje caiu a primeira pétala.

    Eu sei, uma rosa não murcha
    perto de quem tu agora sacias a sede;
    mas sentes a falta do prazer que eu soube te dar,
    e que te fez desfalecer.


    Acorda... e olha como o sol em seu regresso
    vai apagando as estrelas do campo da noite;
    do mesmo modo ele vai desvanecer
    as grandes luzes da soberba torre do Sultão."

    Adamastor

    ResponderExcluir
  2. Melodia Sentimental
    Composição: Heitor Villa-Lobos / Dora Vasconcelos

    Acorda, vem ver a lua
    Que dorme na noite escura
    Que surge tão bela e branca
    Derramando doçura
    Clara chama silente
    Ardendo meu sonhar

    As asas da noite que surge
    E corre no espaço profundo
    Oh, doce amada, desperta
    Vem dar teu calor ao luar

    Quisera saber-te minha
    Na hora serena e calma
    A sombra confia ao vento
    O limite da espera
    Quando dentro da noite
    Reclama o teu amor

    Acorda, vem olhar a lua
    Que dorme no espaço profundo
    Querida, és linda e meiga
    Sentir teu calor e sonhar

    Sempre que ouço essa música me emociono.
    É linda e comovente, pode ser na versão instrumental ou cantada, uma das mais bonitas é com Olívia Byington.
    Amigas do Jacaré, ouçam, é lindo!!
    Leila.

    ResponderExcluir
  3. TERCEIRO MOTIVO DA ROSA
    Cecilia Meireles

    Se Omar chegasse
    esta manhã,
    como veria a tua face

    Omar Khayyam,
    tu, que és de vinho
    e de romã,
    e, por orvalho e por espinho,
    aço de espada e Aldebarã?

    Se Omar te visse
    esta manhã,
    talvez sorvesse com meiguice
    teu cheiro de mel e maçã.
    Talvez em suas mãos morenas
    te tomasse, e disesse apenas:
    "É curta a vida, minha irmã".

    Mas por onde anda a sombra antiga
    do âmago astrônomo do Irã?

    Por isso, deixo esta cantiga
    - tempo de mim, asa de abelha -
    na tua carne eterna e vã,
    rosa vermelha!

    Para que vivas, porque és linda,
    e contigo respire ainda
    Omar Khayyam.

    Por Sergio Rosa

    ResponderExcluir
  4. Alô, Sergio Rosa. O nome da minha companheira é Onete, e não Anete. Valeu a bela homenagem na festa pras muiés. Grande abraço. Lula-K

    ResponderExcluir