domingo, 18 de setembro de 2011

Jacaré convida para Bienal de Arte 2012 com Arthur Bispo do Rosário

Bispo do Rosário

A primavera vem chegando, depois de autorizada pela festa, com Secos e molhados e Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), marinheiro que foi interno na Colônia Juliano Moreira, que será um dos artistas centrais da 30ª Bienal de São Paulo, em 2012.

Então, como diz a paulicéia desvairada, Jacaré convida o povo de Vila Isabel para preparar a excursão com muita loucura e arte.




Quem tem consciência para ter coragem
Quem tem a força de saber que existe
E no centro da própria engrenagem
inventa contra a mola que resiste

Quem não vacila mesmo derrotado
Quem já perdido nunca desespera
E envolto em tempestade decepado
Entre os dentes segura a primavera.

Sir Peter Thomas Blake
It was twenty years ago today
Sergeant Pepper taught the band to play,
They've been going in and out of style,
But they're guaranteed to raise a smile,
So may I introduce to you,
The act you've known for all these years,
Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Emygdio - Museu do Inconsciente


Esta Espécie de Loucura
Que é pouco chamar talento
E que brilha em mim, na escura
Confusão do pensamento,

Não me traz felicidade;
Porque, enfim, sempre haverá
Sol ou sombra na cidade.
Mas em mim não sei o que há
"Fernando Pessoa"



E por falar em loucura, Jacaré convida para a audição de Odeon de Ernesto Nazareth


Chora bastante, meu chorinho
Teu chorinho de saudade
Diz ao Bandolim pra não tocar tão lindo assim
Porque parece até maldade
Ai meu chorinho, eu só queria
Transformar em realidade a poesia
Ai que lindo, ai que triste, ai que bom
De um chorinho chamado Odeon

2 comentários:

  1. Tive contato com pessoas da Colônia em eventos não relacionados ao tema do sofrimento mental no início da minha formação profissional e nem percebi que eram internos, acho que é assim até hoje.
    Talvez porque não seja justo que haja distância considerável entre o louco e o homem branco, jovem e bem sucedido no comando.
    Evoé Bispo!
    A Festa foi boa e fiquei muito triste pelo Tuninho,que embora não pareça, é um gentil cavalheiro.
    Leila Sales.

    ResponderExcluir
  2. Tuninho, maluco e amigo, está se recuperando bem e voltará mais firme.

    Tive uma grande alegria quando com a equipe que dirigia fizemos o projeto, desenvolvemos soluções e instalamos um telecentro, seis anos atrás, e até hoje funciona com acesso para pacientes, moradores e terapeutas. No dia da inauguração visitei uma exposição permanente de obras de Bispo do Rosário.

    Evoé Bispo também,

    sergio rosa

    ResponderExcluir