sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jacaré revela seu sonho de um sonho na 28 de setembro com Paul Valéry , Tarsila, Drummond e Vila Isabel


Dentre as milhares de cartas, telegramas, cabogramas e comentários na página, Jacaré selecionou essa mensagem recebida

"Amigo Jacaré, não sei se os sonhos se tornam bissextos, mas queria contar que na terça sonhei com uma lua cheia enorme, rósea ou champanhe, e estava tão baixa que tomava as duas pistas da 28. Eu ficava impressionada com o modo como ela chegava tão pertinho de todos.Um beijão.

Leila Sales."



Aqui já se falou de Freud, Jung, Lacan, Erich Fromm, Wilhelm Reich, Karen Horney, Nise da Silveira e... e todos esses personagens concluiram e mandaram dizer que a " lua cheia enorme tomando o boulevard" era o Jacaré emergindo do self, atrevessando o id e banhando a alegria com champanhe cor de rosa.

Amiga Leila, isso foi um pressentimento seu anunciando que quatro anos depois Jacaré voltará à 28. Isso é ser bissexto, assim falou Jacaré.

 

Tarsila, jacarense de camiseta, também se achegou, mexendo com as cabeças, mostrando  que talvez essa imagem tenha vindo gestaltear o Jacaré e arredores.


Cummings, alerta que talvez o sonho tenha sido mesmo sonho, ora veja:

agora uma nau                              now is a ship

     que sou capitão                             which captain am
  que vai sono afora                         sils out of sleep

      pra dentro do sonho                      steering for dream



Ao Jacaré vieram:

Valéry, que soprou : os acontecimentos me entediam

Drummond, que, num claro enigma, escreveu - o sonho de um sonho

Sonhei que estava sonhando
e que no meu sonho havia
outro sonho esculpido.
...
Sonhei que os entes cativos
dessa livre disciplina
plenamente floresciam
permutando no universo
uma dileta substância
e um desejo apaziguado
de ser um ser com milhares,
...
Obscuridade! Cansaço!
Oclusão de formas meigas!
Ó terra sobre diamantes!
Já vos libertais, sementes,
germinando à superfície
deste solo resgatado!


Martinho, Rodolfo e Tião Graúna, que na avenida, com a Vila, cantaram o Sonho de um sonho

Sonhei
Que estava sonhando um sonho sonhado
O sonho de um sonho
Magnetizado
As mentes abertas
Sem bicos calados
Juventude alerta
Os seres alados
Sonhei
Que estava sonhando um sonho sonhado
O sonho de um sonho
Magnetizado
As mentes abertas
Sem bicos calados
Juventude alerta
Os seres alados
Sonho meu
Eu sonhava que sonhava (bis)



Sonhei
Que eu era um rei que reinava como um ser comum
Era um por milhares, milhares por um
Como livres raios riscando os espaços
Transando o universo
Limpando os mormaços

Ai de mim
Ai de mim que mal sonhava

Na limpidez do espelho só vi coisas limpas
Como uma Lua redonda brilhando nas grimpas
Um sorriso sem fúria, entre o réu e o juiz
A clemência, a ternura
Por amor da clausura
A prisão sem tortura
Inocência feliz
Ai meu Deus
Falso sonho que eu sonhava
Ai de mim
Eu sonhei que não sonhava
Mas sonhei...
Sonho meu
Eu sonhava que sonhava


Simbora gestalteando gente !
Hoje é sexta e Jacaré continuará a cantar

e amanhã ?

- isso é com Vinícius de Moraes, assim : criou Deus o homem à sua imagem,à imagem de Deus o criou;homem e mulher os criou. porque hoje é sábado

Um comentário:

  1. Em ano bissexto, sábado ou num dia que nunca existirá é sempre bom sorver toda sua cativa poesia Amigo.

    Leila Sales.

    ResponderExcluir