sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jacaré no dia do amigo saúda o Amigo da Onça


Os tempos mudaram, hoje somos todos amigos da onça e há que preservá-la.

"Feliz dia do amigo, para todos os jacarenses.
 Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.- 
 Ricardo Feitoza, jacarense"


Personagem, satírica e crítica, criada por Péricles em 1943, o Amigo da Onça era numa charge o que hoje os interneteiros podem chamar de meme - aquela expressão do Amigo da Onça!



Dois caçadores conversam em seu acampamento:
— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
— Ora, dava um tiro nela.
— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
— Bom, então eu matava ela com meu facão.
— E se você estivesse sem o facão?
— Apanhava um pedaço de pau.
— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
— Subiria na árvore mais próxima!
— E se não tivesse nenhuma árvore?
— Sairia correndo.
— E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?



Nesse nosso tempo, que não é de Castro Alves, os politicamente corretos e chatos muito provavelmente condenariam o Amigo da Onça por querer matar a onça... mas Jacaré que é amigo da onça fala:

 - nem te ligo
 


A editoria do Jacaré não encontrou na internete a música feita por Toquinho para ouvir mas garante que é bela 

Meu tempo escutou, vindo lá do passado,
Um poeta que o tempo guardou.
Meu tempo é apressado, meu tempo é danado:
Meu tempo tudo mudou.

Meu tempo mal guarda o sabor do presente
E se atira prum tempo melhor.
Meu tempo não pensa, está sempre adiantado:
Esqueceu o que sabe de cor.



Meu tempo é de morte pra vida.
Meu tempo se escorre na multidão.
Meu tempo, poeta, é um tempo engraçado:
É o tempo da lua na televisão.

Meu tempo é do homem aflito,
Apressado, angustiado, sem remissão.
Meu tempo, poeta, não é do seu tempo:
É outra a nossa canção. 

Feliz dia do amigo, para todos os jacarenses.
Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.- 
Ricardo Feitoza


Dando os trâmites por findos, Jacaré vaticina:

Amigo é p'ra essas coisas, quem nunca entrou nessa, assim falou Jacaré:

- Salve!
- Como é que vai?
- Amigo, há quanto tempo!
- Um ano ou mais...
- Posso sentar um pouco?
- Faça o favor
- A vida é um dilema
- Nem sempre vale a pena...
- Pô...
- O que é que há?
- Rosa acabou comigo
- Meu Deus, por quê?
- Nem Deus sabe o motivo
- Deus é bom
- Mas não foi bom pra mim
- Todo amor um dia chega ao fim
- Triste
- É sempre assim
- Eu desejava um trago
- Garçom, mais dois
- Não sei quando eu lhe pago
- Se vê depois
- Estou desempregado
- Você está mais velho
- É
- Vida ruim
- Você está bem disposto
- Também sofri
- Mas não se vê no rosto
- Pode ser...
- Você foi mais feliz
- Dei mais sorte com a Beatriz
- Pois é
- Pra frente é que se anda
- Você se lembra dela?
- Não
- Lhe apresentei
- Minha memória é fogo!
- E o l´argent?
- Defendo algum no jogo
- E amanhã?
- Que bom se eu morresse!
- Prá quê, rapaz?
- Talvez Rosa sofresse
- Vá atrás!
- Na morte a gente esquece
- Mas no amor agente fica em paz
- Adeus
- Toma mais um
- Já amolei bastante
- De jeito algum!
- Muito obrigado, amigo
- Não tem de quê
- Por você ter me ouvido
- Amigo é prá essas coisas
- Tá...
- Tome um cabral
- Sua amizade basta
- Pode faltar
- O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará

Um comentário:

  1. Vocês mortais são muito amáveis e emotivos, nós pedras ou deuses gregos temos um outro tipo de vida, eterna, e pai de Deus manda matar filho com a maior naturalidade.

    Bom dia do amigo e cordiais saudações

    Adamastor das Tormentas

    ResponderExcluir