quarta-feira, 19 de julho de 2017

Anita Malfatti e outros modernistas virão ao São João do Jacaré nesse sábado de 22 de julho


Anita Malfatti enviou duas pinturas para enfeitar a efeméride, com intervalo a viajar de bonde com Oswald de Andrade

Sábado 22 de julho
de 18 às 23 horas
Esquina de Visconde de Abaeté com Torres Homem

Ao som de zabumba, sanfona e triângulo ao vivo


Festas de São João, Anita Malfatti

Bonde

O transatlântico mesclado
Dlendlena e esguicha luz
Postretutas e famias sacolejam

E Oswald nos leva a passear pela cidade a caminha da festa de São João do Jocaré

Festas de São João, Anita Malfatti




Cidade
Foguetes pipocam o céu quando em quando
Há uma moça magra que entrou no cinema
Vestida pela última fita
Conversas no jardim onde crescem bancos
Sapos
Olha
A iluminação é de hulha branca
Mamães estão chamando
A orquestra rabecoa na mata

 

Lamartine Babo mandou uma música feita especialmente para a festa: 





Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João...
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão...
Pensando na cabocla a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração...

Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão...
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...
 
Di Cavalcanti também pintou em saudação à festa









E Raul Bopp fez uns versos p´ra Pagu alusivos ao São João do Jacaré



Pagu tem os olhos moles
uns olhos de fazer doer.
Bate-côco quando passa.
Coração pega a bater.

Eh Pagu eh!
Dói porque é bom de fazer doer.





 
Daí o casamento foi formado ao som de Lamartine Babo, jacarense de coração:
 
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio.
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio.
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão,
Que eu levava a Santo Antônio.
São João ficou zangado.
São João só dá cartão
Com direito a batizado.
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão,
Que eu levava a Santo Antônio.
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo,
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso.
Disse o velho num sorriso:
"Minha gente, eu sou chaveiro,
Nunca fui casamenteiro!"
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso.
Matrimônio! Matrimônio!




Isso é lá com Santo Antônio!


à festa  à festa à festa à festa à festa à festa à festa à festa à festa à festa à festa à festa







Um comentário:

  1. Editor do Jacaré, como você não incluiu Tarsila do Amaral nessa festa com página modernista ?

    Cicero Dias

    ResponderExcluir