quarta-feira, 13 de junho de 2012

Jacaré no Santo Antônio+1 e a Cúpula dos Povos


A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro - paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.


Jacaré apoia a realização tanto da Rio+20 com da Cúpula dos Povos tanto pelo seu reconhecido engajamento na preservação do ambiente como pela sua sobrevivência pois depois da luta contra a extinção da espécie, passaram a criar jacaré em cativeiro e dele fazer rabo grelhado e bolsa de madames.

  Madame de Pompadour, por François Boucher

Nessa situação, Jacaré discorda de  Haroldo Barbosa e Janet de Almeida e vai discutir e quebrar o pau com a madame

Madame diz que a raça não melhora
Que a vida piora por causa do samba,
Madame diz o que samba tem pecado
Que o samba é coitado e devia acabar,
Madame diz que o samba tem cachaça, mistura de raça mistura de cor,
Madame diz que o samba democrata, é música barata sem nenhum valor,
Vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe
Vive dizendo que samba é vexame
Pra que discutir com madame.
No carnaval que vem também concorro
Meu bloco de morro vai cantar ópera
E na Avenida entre mil apertos
Vocês vão ver gente cantando concerto
Madame tem um parafuso a menos
Só fala veneno meu Deus que horror
O samba brasileiro democrata



Jacaré vai mais longe, vai com Kid Morengueira dançar com Madame Pompadour, nas barbas de Luiz XV, que virou salto de sapato


- Etelvina, minha filha!
- Que há, Morengueira?
- Acertei no milhar
Ganhei 500 contos
Não vou mais trabalhar
E me dê toda a roupa velha aos pobres
E a mobília podemos quebrar
Isto é pra já
Passe pra cá
Etelvina
Vai ter outra lua-de-mel
Você vai ser madame
Vai morar num grande hotel
Eu vou comprar um nome não sei onde
De marquês, Dom Jorge Veiga, de Visconde
Um professor de francês, mon amour
Eu vou trocar seu nome
Pra madame Pompadour
Até que enfim agora eu sou feliz
Vou percorrer Europa toda até Paris

Pelo direito da autodeterminação dos povos, Jacaré foi à Espanha buscar o seu chapéu e trazer Gernikara de Picasso. Olhai nação jacarense:

 

Picasso então de soslaio instigou Garcia Lorca, já que tudo estava rolando na España, regado a vinho acompanhando uma paeja de dez euros.

Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramas.
O barco vai sobre o mar
e o cavalo na montanha.
Com a sombra pela cintura
ela sonha na varanda,
verde carne, tranças verdes,
com olhos de fria prata.
Verde que te quero verde.
Por sob a lua gitana,
as coisas estão mirando-a
e ela não pode mirá-las.
....
— Trezentas rosas morenas
traz tua camisa branca.
Ressuma teu sangue e cheira
em redor de tua faixa.
No entanto eu já não sou eu,
nem a casa é minha casa.
— Que eu possa subir ao menos

Verde que te quero rosa, Cartola

até às altas varandas.
Que eu possa subir! que o possa
até às verdes varandas.
As balaustradas da lua
por onde retumba a água.
...
Sobre a face da cisterna
balançava-se a gitana.
Verde carne, tranças verdes,
com olhos de fria prata.
Ponta gelada de lua
sustenta-a por cima da água.
A noite se fez tão íntima
como uma pequena praça.
Lá fora, à porta, golpeando,
guardas-civis na cachaça.
Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramas.
O barco vai sobre o mar.
E o cavalo na montanha

Nise da Silveira

e todo domingo havia banda com a tuba do Serafim do nosso Braguinha na voz de Nara Leão para preservarmos os gatos e nada de churrasquinho de gato

Todo domingo
Havia banda
No coreto do jardim
E já de longe
A gente ouvia
A tuba do Serafim

Porém um dia
Entrou um gato
Na tuba do Serafim
E o resultado
Dessa "melódia"
Foi que a tuba
Tocou assim:

Pum, pum, pum - miau
Pum, pururum, pum, pum - miau
Pum, pum, pum - miau
Pum, pururum, pum, pum - miau


foto Pablo Jacó - o Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário