sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quanto me andei carregado de mim na delícia de ser flor, assim falou Jacaré

às vezes a gente se vê procurando pedaços de nós pelo mundo e Jacaré, vendo alguém assim, canta com Tereza Cristina um samba do Paulinho, Hermínio e Elton Medeiros

Quanto me andei
Talvez pra encontrar
Pedaços de mim pelo mundo
Que dura ilusão
Só me desencontrei
Sem me achar
Aí eu voltei
Voltar quase sempre é partir
Para um outro lugar

O meu olhar se turvou
E a vida foi crescendo
E se tornando maior
Todo o seu desencanto
Ah, todos os meus gestos de amor
Foram tragados no mar
Ou talvez se perderam
Num tempo qualquer
Mas há sempre um amanhecer
E o novo dia chegou
E eu vim me buscar
Quem sabe em você



outras vezes vai-se aos Respingos do Cotidiano para ler Clarice:

"Cada pedaço de mim sabe o inferno que é ser sol em noites de chuva,
ser cor nos cinzas dos edifícios,
ser luz na escuridão das manhãs.
Cada todo de ti sabe a delícia que é ser flor nas asas do vento,
ser cristal nos olhos das fadas,
ser azul no fundo do mar.
Cada suspiro de nós sabe a angústia que é ser só um na multidão dos dias,
ser muito na pobreza da esquina,
ser ninguém na roda da vida.
Enquanto isso os relógios se vão,
e vêem aqueles que sabem o que é apenas ser na ausência do nada".



Queixa-se o poeta, Gregorio de Matos em que o mundo vai errado, e querendo emendá-lo o tem por empresa dificultosa.

Carregado de mim ando no mundo,
E o grande peso embarga-me as passadas,
Que como ando por vias desusadas,
Faço o peso crescer, e vou-me ao fundo.

O remédio será seguir o imundo
Caminho, onde dos mais vejo as pisadas,
Que as bestas andam juntas mais ousadas,
Do que anda só o engenho mais profundo.

Não é fácil viver entre os insanos,
Erra, quem presumir que sabe tudo,
Se o atalho não soube dos seus danos.

O prudente varão há de ser mudo,
Que é melhor neste mundo, mar de enganos,
Ser louco cos demais, que só, sisudo.

Deixa de ser sisudo numa sexta de augúirio do bom samba nos bares e lugares de Vila Isabel, disse Miró anunciando os números e constelações em amor com uma mulher




Tanto riso, oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão


e vamos nessa seguindo os recados da jacarense Leila Sales

"Um jardim consola e acolhe.Rubem Alves vai mais longe, para ele um jardim “manda recados” e revela “a poética dos espaços de dentro”."

"E como diria Oswald, amá sempre é mió"

2 comentários:

  1. Esse Bloco do Jacaré é Vila Isabel e esquina do Costa.

    Vá em frente Jacaré. que os moradores estão contigo e com sua muiscalidade.

    Vera e Ivo

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que ia dizer algo parecido com o que Vera e Ivo falaram.Lembrei que gosto do Jacaré desde a tarde em que ouvi Araci de Almeida e Noel cantando enquanto a festa estava sendo preparada.
    Achei tão lindo aquelas gravações antigas se espalhando pelas ruas, cruzando a Torres Homem, subindo a ladeirinha da Visconde de Abaeté e mantendo viva nossa história...
    Leila Sales.

    * Tereza, Clarice e Gregório,assim a noite hoje não vai ter fim, sarau e samba até de manhã.

    ResponderExcluir