quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis - hoje na esquina do Jacaré

Jacarenses convidam com romã, lentilha, mirra e incesnso

"Ao Costa para celebrarmos ......

O dia de Reis é uma das festas culturais mais tradicionais no Brasil. Instituída ainda no período colonial pelos portugueses, sob a influência do cristianismo da igreja católica, a festa comemora a anunciação da chegada do novo messias.
Representando a trajetória dos três Reis Magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – que a mando de Herodes foram localizar e sacrificar o messias que estava para nascer, estes homens acreditavam que deveriam divulgar o nascimento de Jesus Cristo, o representante de Deus na terra, ao contrario do que lhes foi proposto.




Guiados pela estrela através de muita fé e oração chegaram ao estábulo de uma estalagem na cidade de Belém, onde numa manjedoura na presença de Maria, José e alguns animais, nascia o menino Jesus.
A Comemoração de Reis representa o nascimento de Jesus. Em muitas cidades do Brasil, pessoas se reúnem em grupo com diversos instrumentos musicais tais como, pandeiro, triângulo, sanfona, violão, zabumba, etc. O objetivo atualmente não é apenas sair de casa em casa pela noite cantando oferendas a Jesus, mas também pedir alguma contribuição em comida, bebida, objetos sem muito valor, apenas para representar sua oferenda àquele povo que promove o dia de Reis.



É comum, nesses cortejos, muitas pessoas não contribuírem, porém o grupo continua na porta de sua casa cantando “ofensas”, ou melodias que vão lhe chamar de mesquinho, pão-duro, e desejar uma má noite de sono caso você não abra a porta ou ofereça algo. Lembramos que tudo não passa de brincadeira e diversão, e nessa forma a tradição de comemorar o dia de Reis continua forte nas diversas formas de cultura no Brasil.

Rachel Guterrez"


Ó Deus salve o oratório
Ó Deus salve o oratório
Onde Deus fez a morada
Oiá, meu Deus, onde Deus fez a morada, oiá
Onde mora o calix bento
Onde mora o calix bento
E a hóstia consagrada
Óiá, meu Deus, e a hóstia consagrada, oiá

De Jessé nasceu a vara
De Jessé nasceu a vara
E da vara nasceu a flor
Oiá, meu Deus, da vara nasceu a flor, oiá
E da flor nasceu Maria
E da flor nasceu Maria
De Maria o Salvador
Oiá, meu Deus, de Maria o Salvador, oiá


João Guerreiro esteve com Salvador Dali em Paris e manda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário