domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pós carnaval - pré Dia Internacional da Mulher

De uma mulher:
HIERÓGLIFO
Micheliny Verunschk

Na pedra da alma
gravo a cifra
do que sinto:
sou a um só tempo
o alvo,
o caçador
e o arco tenso,
estendido.

De Baudelaire ( rima com mulher)

Musica
Charles Baudelaire

A música me arrasta às vezes como o mar!
No encalço de um astro,
Sob um teto de bruma ou dissolvido no ar,
Iço a vela ao mastro;

O peito para frente e os pulmões enfunados
Tal qual uma tela,
Escalo o dorso aos vagalhões entrelaçados
Que a noite me vela;

Sinto que em mim ecoam todas as paixões
De um navio aflito;
O vento, a tempestade e suas convulsões

No abismo infinito
Me embalam. Ou então, mar calmo, espelho austero
De meu desespero!

Do Pardal, que esteve no Bloco das Burrinhas, mas não foi fotografado:

2 comentários:

  1. Eu estava lendo esse poema lindo de Baudelaire agora, e fiquei contagiada pela mosca da poesia, então lembrei de uma música do Zé Miquel Wisnik que se chama "Pérolas aos Poucos",tem um pedacinho que diz:

    Eu jogo pérolas aos poucos, ao mar,
    Eu quero ver as ondas se quebrar, Eu jogo pérolas pra quem
    Pra você, pra ninguém
    Que vão cair na lama de onde vêm

    Grãos de areia, o Sol se desfaz na concha escura,
    Lua cheia,
    O tempo se apura
    Maré cheia
    A doença traz a dor e a cura
    E semeia
    Grãos de resplendor
    Na loucura.

    Agora digo eu, jogue Jacaré, joque, pérolas na Vila.

    Leila.

    ResponderExcluir
  2. Um karma se junta à pérola do Jacaré

    Uma vez me contaram que a idéia de karma pode ser traduzida pela imagem de uma pedra que atiramos no meio de um lago: ela provoca ondas que vêm até a margem e, então, retornam.

    Sergio Rosa

    ResponderExcluir